1. Organize suas finanças e estabeleça metas de poupança

Comprar um imóvel não é nada barato. Por isso, a primeira coisa a fazer para atingir essa conquista é se organizar financeiramente. Tenha em mãos seu orçamento, lance seus ganhos e gastos em uma planilha e calcule quanto sobrará por mês para ser investido na compra do imóvel. Com base nesse orçamento, se esforce para economizar e tente estabelecer um percentual mínimo de sua renda a ser poupado por mês. O interessante é trabalhar com uma meta de valor para ser poupada.

.

2. Faça um planejamento financeiro para investir tudo o que for poupado

Dinheiro parado é sinônimo de prejuízo. Por isso, enquanto você junta a quantia para comprar seu imóvel, esse dinheiro pode ser aplicado em algum investimento financeiro para render ao longo do tempo.

.

3. Procure a melhor forma de pagamento

Existem três principais maneiras de comprar um imóvel: a aquisição à vista, o financiamento e o consórcio imobiliário. Para evitar dívidas, é sempre preferível pagar qualquer coisa à vista. Porém, devido aos altos preços dos imóveis, nem sempre isso é possível. Por isso, é importante ter em mente quais são as outras formas de pagamento possíveis e adequá-las de acordo com sua capacidade financeira.

.

4. Considere as diferenças de preço entre imóveis novos e usados

Existem várias diferenças entre imóveis novos e usados. Neste último caso, há a vantagem de ser mais barato, mas, ao mesmo tempo, existe a possibilidade de ele não estar em perfeitas condições. Nesse caso, se faz necessário uma boa avaliação das instalações hidráulicas, fiação elétrica, lajes, telhados, pisos, revestimentos e a estrutura.
Um imóvel na planta pode parecer interessante por ser um novo projeto e apresentar menos riscos de problemas estruturais. É interessante pesquisar o histórico da empresa, verificando se ela tem boa reputação no mercado e nos órgãos de defesa do consumidor.

.

5. Preste atenção aos gastos e despesas extras

Os gastos com a aquisição de um imóvel não se limitam apenas ao valor das prestações do financiamento. Existem, ainda, diversas outras taxas, por isso, reserve também uma quantia para cobrir esses custos.
Analise seu orçamento e, caso você perceba que mais da metade de sua renda será comprometida com as despesas do novo imóvel, repense a compra. Adquirir um imóvel sem ter condições de sustentá-lo não é uma decisão inteligente e pode destruir a sua situação financeira.

E se você quer saber mais sobre o assunto ou ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossos corretores irão lhe mostrar qual a melhor solução.


+ 55 (47) 3278 7402
Rua Jacob Eisenhut, 223
Edif. Royal Bussines – Sl. 501
Atiradores – Joinville/SC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>